ALL YOU NEED IS LOVE !

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Briga na lua de mel e no primeiro ano de casamento, por Samara Klug - By Vou Casar !

Imagem via Pure Beauty


A cultura popular às vezes nos presta imensos desserviços, espalhando mitos. Um desses é sobre a vida dos recém-casados e como ela deve ser.
Já viu como é comum quem se diz casado há poucos meses escutar imediatamente “ah, ainda está vivendo em lua-de-mel!!” e parece que a pessoa se desmonta, dá um sorriso torto, se desespera mas não pode transparecer. O que pensa? “Ai, justo ontem nós brigamos... deveríamos estar nos amando loucamente e ao invés disso estamos brigando feito cão e gato, esse casamento não era pra ser”.
Certa vez uma paciente que se casara contou ter entrado em desespero. Após muitos anos de namoro, no cruzeiro de lua-de-mel, tiveram as mesmas brigas de sempre. “Acabamos de casar e brigamos. Não é normal brigar em lua-de-mel, meu casamento é um fracasso”, disse ela ao retornar.
Vamos entender o que é normal? Em primeiro lugar, esqueçam essa idéia de que lua-de-mel é que nem no cinema e na novela. As brigas que já existiam, continuam existindo. Porque haveriam de terminar? Brigavam em uma viagem normal e na lua-de-mel qual o impeditivo pra isso? Qual a diferença? Nenhuma. Os temas são os mesmos. Quanto ao primeiro ano de casamento, tudo indica que deve ser o mais maravilhoso. Sinto desapontá-los, mas não é. Geralmente é o pior de todos, o segundo menos mal, o terceiro menos e assim por diante. Não quero ser pessimista, de forma alguma. Quero alertá-las que casamento não é a noite da festa, e sim a vida real que terão a partir daí. Se não moravam juntos, é natural que começarão a “aparar arestas”. Muito tem de ser definido. Cada um vem de uma casa, tem seus costumes. Por mais que convivessem, quando têm que juntar as duas culturas em um só lar, a coisa complica. Agora não convivem mais na casa de um ou do outro, e sim na casa de ambos. E essa idéia demora a se formar. Antes era mais fácil mesmo. Agora tudo deve ser decidido, é uma nova casa, um novo estilo de vida que os dois precisam aprender como levar, e é natural que esse acerto se faça aos poucos, que discutam como tudo será, e também que as coisas não sejam tão fáceis quanto pareciam antes. Agora estão envolvidas contas, organizações gerais, uma nova família que se forma, a intromissão ou ausência dos parentes e amigos. Quanta coisa!! Um precisa aprender a respeitar o outro, a aceitar o outro, a dar o tempo que o outro precisa. Isso leva tempo e paciência. Isso demanda muito amor e carinho.
Se vocês estão se acertando, definindo se usam ar-condicionado, ventilador ou nada pra dormir. Se definem como arcarão com as despesas, como lidarão com as famílias, enfim, desde os menores detalhes até maiores planos de vida, sintam-se normais... um casal em adaptação. Não se esqueçam que respeito não pode faltar. Não é porque não concordo com o outro que não possa aceitar que ele tenha um ponto de vista diferente do meu. O que determina o sucesso de um casamento não é que o casal pense igual, e sim como lida com as diferenças. Acima de tudo, muito respeito, e nada de fugir pra casa dos pais em qualquer briguinha, ameaçar se separar. Ainda escreverei mais sobre este ponto. Mas por hora, lembrem-se do respeito.
Samara Klug
                   

5 comentários:

  1. Ufaaaa!!!

    Alivio monstro!!!

    Achei que só nos brigavamos, sempre via todo mundo em perfeita sintonia, e nos por vezes briguinhas, bobas confesso, mas elas sempre aparecem...

    Um salve as pessoas normais!!!! rs....

    beijokass

    ResponderExcluir
  2. Eu naõ sei mais o que faço! no namoro era tudo um conto de fadas, des da maneira que nos conhecemos até o dia do casamento. moravamos em estados diferentes, e me mudei para o dele. as pequenas brigas começaram, adicionado a familia dele que não me aceita, aqui não tenho ninguem da minha. me sinto só, ele trabalha de dia e a noite só quer saber de jogar videogame. Para me ajudar em algo da casa só depois de muita reclamação, parece uma criança grande. quando penso que vai me ajudar, volta a tudo que estava antes.
    Comecei a minha pós graduação, mas o mercado aqui na minha área é fechado. Odeio serviço domestico, mas não consigo deixar de lado, pois odeio sugeira e bagunça, já ele ama isso...

    Depois que casamos parece que derreene tudo o que falo perdeu o valor e ele não escuta mais nada. colocou um paredão entre nós, des de coisas mais simples como não colocar um pote de vidro na beira da mesa (e qubrar logo em seguida) até sobre largar uma faculdade com bolsa integral apesar de ser algo que ele ama.

    e de quebra agora tem um velho amigo que ele não desgruda.E sinceramente, parece que ele perde a personalidade quando está perto dele. nem parece o cara q eu casei.

    Por mais que me digam que é periodo de adaptação, estou começando a achar que esta foi a pior besteira que fiz na minha vida. com 9 meses de casada estou com saudades da minha vida de solteira... socorro

    quero sumir...

    ResponderExcluir
  3. Você está mesmo infeliz e questionando este casamento, hein? Você tem com quem se abrir? Você desabafa com algué,? Espero que sim. O ideal é que alem de colo de família e amigos (mesmo que por telefone ou internet) você busque ajuda profissional, viu? nao adianta ficar segurando esta onda sozinha porque um dia estoura e daí é pior, tá?
    nesse meio tempo, lembre-se de quem sempre foi, do que gosta, do que a faz feliz. cuide de si mesma em todos os momentos, ok?
    um beijo carinhoso, torcendo por você!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje pensei em ter chegado ao meu limite, com dois meses de casada pensei que tivesse sido a gota d'água, pois todos os dias estávamos nos desentendendo por mais que tentássemos algo não dava certo, era briga besta e reclamações aleatórias que nos enfureciam. Tudo que eu queria era sair de casa e voltar para a casa de meus pais, pensei que meu casamento era coisa falida, que não tinha nem o pq mais tentar algo, só que vendo essa postagem sei agora que não sou a única a passar por isso e que essas brigas são uma fase de adaptação e que meu casamento não está perdido!



    Obrigado pela postagem, salvou um casamento .... Rs...

    ResponderExcluir