ALL YOU NEED IS LOVE !

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Escolhendo a nova casa - By Vou Casar !

imagem via Little Emma English Home
Meninas,
Na hora de procurar o novo ninho, prestem bastante atenção se ele é bem orientado em relação ao sol. Este é  o primeiro passo para ter uma casa confortável.
Vejam o texto da  Mirna Zambrana, que explica tudo :
 Na compra de um imóvel usado ou no planejamento de um novo, uma das questões a serem observadas é a posição da casa em relação à orientação do sol. Talvez esta seja a mais importante, já que encanamentos, pisos, janelas e portas, a gente consegue substituir. Mas refazer a posição de um quarto é difícil, principalmente em apartamentos.
Na hora de adquirir um imóvel, verifique se ele está voltado para Noroeste ou Nordeste, as direções mais favoráveis
A orientação, ou seja, os pontos cardeais são Norte, Sul, Leste e Oeste, que se dividem em quatro partes: no sentido horário, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste.
Para quem mora abaixo da linha do Equador, no hemisfério Sul, o sol nasce no quadrante Nordeste e se põe no quadrante Noroeste, passando pelo Norte. Existe uma variação, durante o ano, do local exato à Leste ou Oeste do ponto de nascente e poente. Essa volta diária é mais inclinada no inverno e mais alta no verão. Isso tudo em relação a um expectador postado no solo terrestre.
Os quadrantes favoráveis são Nordeste e Noroeste. Mesmo se a construção estiver implantada com as janelas voltadas para essas direções, verifique se não há sombra de outras construções mais altas ou árvores que bloqueiem a luz solar.
Para você se certificar da posição correta da casa em relação ao Norte, peça uma planta que contenha a seta Norte no desenho. Se isso não for possível, localize o lote em um guia de ruas. O Norte estará sempre na parte superior da folha e paralelo às suas laterais.
Nem sempre é possível que todos os ambientes da casa recebam sol diretamente. Quando isso acontece, a solução é privilegiar os locais de repouso e maior permanência para as faces mais ensolaradas. Os dormitórios, preferencialmente, devem pegar o sol da manhã, fresco e bactericida. Assim, até o anoitecer, esse cômodo terá tempo de resfriar.
O sol após o meio dia é cruel no verão, porém, não podemos descartá-lo do nosso plano de aquecimento da casa, porque no inverno ele nos fará muita falta.
Uma das formas de amenizar o calor excessivo proporcionado pelo sol no verão é recorrer a algumas barreiras arquitetônicas. Entre as mais simples cito:
- o beiral – prolongamento do telhado em relação à parede ou marquises acima das janelas.
- os brises – muito usados na arquitetura moderna, principalmente em edifícios. São lâminas, horizontais ou verticais, móveis ou não, que se assemelham às venezianas, deixam passar luz e inibem o sol de determinados horários.
- janelas com persianas de enrolar. Com encaixe que proporciona boa ventilação, podem ser abertas projetando-se para frente, permitindo a entrada de luz e sombreando o cômodo.
- as árvores – escolha as de espécies que soltam folhas no inverno (decíduas), permitindo a passagem dos raios solares. Porém, alguns cuidados em relação ao local de plantio devem ser tomados, para que não entupam bueiros e nem calhas de telhados.
- a tela térmica – é uma cortina rolo (de enrolar) feita com tecido composto por fibra de vidro e PVC. Permite a visão externa durante o dia e reflete os raios solares.Via delas.ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário