ALL YOU NEED IS LOVE !

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você está preparada para superar uma traição? By Vou Casar!

Imagem Thomas Cheken Light
Meninas:
O Assunto é bem desagradável, mas acredito que sempre devemos estar preparadas para enfrentar essas dores, não é?
A fidelidade é um voto de lealdade que se faz quando duas pessoas vivem um relacionamento amoroso. Sendo assim, a traição se torna um tema de natureza complexa e delicada, pois leva a muitos sentimentos e ressentimentos, em especial no que diz respeito a uma quebra de confiança. “A notícia de uma traição pode provocar traumas profundos, até mesmo irremediáveis, dependendo do caso. Por outro lado, pode significar uma verdadeira oportunidade para crescimento e aproximação do casal que passa por uma crise”, avalia a psicanalista Karin Szapiro, de São Paulo.
É comum que um casamento passe por diversos ciclos ao longo de uma vida, com momentos em que os parceiros estão mais próximos compartilhando projetos comuns, como o nascimento de um filho ou a compra de um imóvel, e outros em que os parceiros estão mais ocupados com as próprias questões, vivenciando seus dramas e dificuldades particulares. “Existem vários motivos que podem estar por trás de uma traição: o desgaste de uma relação que acabou por se tornar um fardo; a perda de interesses comuns do casal; a falta de cumplicidade que cria um distanciamento; o desejo de sentir-se amado, pois parece não haver mais afetividade na relação; a busca de satisfação sexual quando há um descompasso no casal; a procura de algo novo ou uma aventura em uma fase mais depressiva da vida; baixa autoestima; desejo de vingança ou, até mesmo, uma paixão arrebatadora”, enumera.
É possível superar verdadeiramente uma traição? Sim, se ainda houver um sentimento verdadeiro de amor e o desejo de permanecerem juntos. Contudo, é preciso levar em consideração que a reconciliação pode ser vagarosa e difícil, pois algo foi quebrado e é preciso o amadurecimento dos parceiros para ultrapassar um momento tão doloroso e crucial na vida do casal. “Um grande esforço se faz necessário para que se possa lidar com as próprias mágoas e feridas, para reparar os danos e, por fim, para haver o restabelecimento do vínculo amoroso e da cumplicidade”, sugere Karin. Perdoar o outro, a si mesmo e dar uma oportunidade para um recomeço, a dois ou sozinha, é fundamental para a mulher atravessar esse momento difícil.

Dez Passos para Superar a traição
1 CONVERSE COM O PARCEIRO
Mesmo tomada pela raiva e pela mágoa, converse com o parceiro. Tente entender o que aconteceu. "Dependendo da razão alegada, avalie se você é capaz de seguir em frente, sem ressentimentos, e se é capaz de recuperar a confiança na relação", diz a psicóloga Carmen Cerqueira César. "Sem julgamentos moralistas, vale a pena refletir sobre os possíveis motivos que levam algumas pessoas a buscar ou encontrar outros parceiros", afirma a psicanalista Karin Szapiro.
2 DESCULPE-SE E PERDOE
Procure compreender que a culpa não é sua. Tenha consciência de que o parceiro fez o que fez por uma questão dele. "Evite o 'pântano sedutor' da autopiedade. Ao ficar contando seu sofrimento, você vai se afundando cada vez mais e, pior, desvalorizando-se", diz a consultora de desenvolvimento humano Eliana Barbosa. Não fique falando mal traidor, para evitar atrair pessoas com o mesmo padrão de comportamento. Por isso, como ato de inteligência, exercite o perdão.
3 AVALIE A RELAÇÃO
Faça uma avaliação corajosa dos pontos positivos e negativos da relação: vale a pena tentar superar esse momento, foi só um acidente de percurso, ou o fato revela um problema mais profundo que já existia antes? Será que tudo já não estava "anunciado", em algum momento, mas você não quis perceber? Algumas pessoas têm a mania de "varrer" os problemas para baixo do tapete e só despertam para a realidade quando levam uma sacudida da vida - no caso, em forma de traição.
4 INVISTA EM SI MESMA
Seja qual for a atitude a tomar - romper ou continuar - trate de elevar a sua autoestima. Passe uma tarde no cabeleireiro ou no shopping. "Marcar uma sessão semanal de massagem é uma boa pedida, pois o toque, neste momento, relaxa e pode ser poderoso no resgate da autoestima", diz a psicóloga Carmen Cerqueira César. Procure cursos, assista aos filmes que curte, vá ao teatro, caminhe sozinha ou com as amigas ou simplesmente não faça nada e deixe a vida fluir.
5 CUIDE DO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO
A consultora Eliana Barbosa chama a atenção para o fato de que as emoções fragilizadas podem desencadear doenças inesperadas. "Fiique de olho e previna-se por meio de cuidados com a saúde física e mental. Desfrute a companhia de amigos otimistas, assista a comédias, procure distrair seus pensamentos", sugere a especialista. O ideal é acreditar que essa fase difícil vai passar e que bons momentos a esperam no futuro.
6 INVISTA NAS AMIZADES
A troca de ideias (lembre-se, sem ficar reclamando ou choramingando) com os amigos serve de apoio neste período complicado da vida. Telefone para as amigas que não vê há muito tempo, como a turma da faculdade. Procure colegas nas redes sociais e tente fazer novas amizades com pessoas que têm os mesmos gostos e interesses que você. Quando conhecemos gente diferente, é comum mudar o foco e enxergar a vida com outros olhos.
7 VIAJE
Sabe aquelas economias que você guarda com tanto carinho? Que tal investir o dinheiro na viagem dos seus sonhos? Ah, você não tem tanto dinheiro assim? Tudo bem, conhecer uma cidade pitoresca no seu próprio Estado no próximo feriadão já serve como um método terapêutico - e tanto - para relaxar, descansar ou ter tranquilidade e tempo para pensar na vida.
8 FAÇA TERAPIA
Pense nesta possibilidade. "Um bom profissional pode ajudá-la a descobrir os erros e acertos da sua relação, para que você não repita o mesmo modelito numa próxima", aconselha a psicóloga Carmen Cerqueira César. Mesmo que você decida continuar com o parceiro, a terapia é válida para superar a crise e para promover um autoconhecimento. Este processo, acredite, a beneficiará em vários aspectos de sua vida. Se for o caso, uma terapia de casal também pode ser muito útil.
9 CURTA-SE MUITO
"Apaixone-se e entregue-se à pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ!", sugere a consultora Eliana Barbosa. "Curta-se muito. E, se resolveu no fim das contas ficar sozinha, aproveite a oportunidade para mergulhar em si mesma, se renovar e ressurgir novinha em folha, quem sabe, pronta para, no momento certo, investir em outro relacionamento mais maduro, mais experiente e mais feliz", completa Carmen Cerqueira César .
10 PENSE POSITIVO
É hora de mudar possíveis crenças limitantes. Existem homens que prestam, sim! Se começar a pensar positivamente a esse respeito, seu foco de atenção vai mudar e você será atraída para companheiros que merecem a sua companhia. "Quanto mais uma mulher idealiza um homem como a principal fonte de sua felicidade, maior será a decepção, porque eles gostam de mulheres independentes emocionalmente e que não criam expectativas irreais a respeito deles", ensina Eliana Barbosa.
Matéria por HELOÍSA NORONHA, via uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário