ALL YOU NEED IS LOVE !

terça-feira, 20 de abril de 2010

Mais dicas do Dr. John Gottman - Aprendendo a ser feliz no casamento



Viver ao lado de uma pessoa, partilhar sonhos, construir uma família, enfim, experimentar a realização no plano afetivo talvez seja um dos sucessos mais almejados por grande parte das pessoas. Motivo de estudo de especialistas de várias áreas, da psicologia à antropologia, o assunto rende páginas e páginas de livros, sem uma conclusão comum que defina afinal qual é o parâmetro para classificar uma união como sendo de sucesso.
Sabe-se que, sem dúvida, relacionamentos duradouros são baseados no afeto e no companheirismo. Mas como conquistá-los?
O psiquiatra americano John Gottman, estudioso do assunto há mais de 20 anos e responsável pelo The Gottman Institute, in Seatle, Estados Unidos, e por estudos sobre relacionamentos humanos no Love Lab, espécie de laboratório humano onde mais de 3 000 casais já foram entrevistados, dá algumas dicas em seu livro The Relationship Cure:
1. É preciso escutar o que o outro diz.
2. É indispensável ceder.
3. É fundamental querer atender às necessidades do parceiro.
4. É importante encarar a paixão como passageira — apenas o estágio inicial para unir o casal. Para que vire amor os dois devem sustentar uma relação de amizade.
5. É prudente aceitar que existem conflitos conjugais e que só haverá boa convivência se for possível lidar com aquilo que não muda.
6. É sábio estar disposto a conhecer profundamente as qualidade e os defeitos do outro. Ou seja, sair da fase da paixão, aceitar realidade e saber lidar com ela. Fonte - Adriana Teixeira - Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário